O tratamento das condições clínicas dos nossos utentes depende do equilíbrio da tríade bem-estar físico, mental e social, pelo que é de extrema importância a inclusão do serviço de Psicologia Clínica e da Saúde. É uma área da psicologia que se dedica ao estudo e tratamento de transtornos mentais e suas manifestações psíquicas, tendo como campos de atuação: Saúde mental da criança, do adulto e do sénior, problemas de aprendizagem, distúrbios emocionais, consumo e abuso de substâncias psicoactivas, alterações da saúde mental. 

 Na clínica pode contar com um espaço de segurança e acolhimento, onde poderá falar sobre tudo sabendo que não será criticado ou julgado e que tudo o que for partilhado é sigiloso, sendo protegido pelo código de ética. Numa primeira consulta pretende-se principalmente saber mais sobre o cliente e o problema (ou questão de desenvolvimento pessoal) que o trouxe à consulta. 

 Após a primeira consulta é preparado um plano de intervenção, sessão a sessão, que contém estratégias e técnicas específicas que têm como principais objetivos o aumento do bem-estar do cliente, o equilíbrio nas suas relações sociais e noutros parâmetros da sua vida e principalmente a promoção do autoconhecimento e a sua autonomia. ..

Avaliação psicológica de condutores

A avaliação psicológica de condutores consiste na avaliação, do ponto de vista psicológico, da aptidão ou capacidade para conduzir, utilizando para isso um conjunto de métodos e procedimentos que permitem a formulação de um parecer sobre a capacidade ou incapacidade da pessoa para o desempenho da tarefa de condução.

Trata-se de uma avaliação fundamental porque, quando conduzimos, fazemos uso não só das nossas capacidades motoras, mas também das nossas capacidades cognitivas, psicológicas e emocionais. Se tivermos uma doença mental grave, por exemplo, isso vai afetar a nossa capacidade de conduzir. Se tivermos défices atencionais, isso também pode interferir significativamente na nossa capacidade para conduzir. 

Esta avaliação é obrigatória para condutores do grupo 2 que tenham mais de 50 anos e pretendam renovar a carta de condução, condutores do grupo 2 que queiram trocar a carta estrangeira para portuguesa, condutores que queiram obter alguma categoria do grupo 2 (categoria C - pesado de mercadorias, categoria CE – pesado de mercadorias com reboque, categoria D – pesado de passageiros), Condutores que queiram averbar o grupo 2 na carta de condução (ex.: para condução de veículos prioritários, TVDE, táxi...), condutores que vão fazer formação de ADR (Transporte Coletivo de Crianças), Condutores do grupo 1 em que haja um pedido de avaliação por parte do médico.